Documento sem título

 

Beleza e Funcionalidade





    ORIGEM DA RAÇA




DESENVOLVIMENTO E RECONHECIMENTO
 
 

 

Na década de 50, Oswaldo Aranha Filho decidiu desenvolver um cão para caçar onças e porcos do mato. Este cão deveria ser capaz de acuar a presa para que o caçador pudesse atirar, ter faro bom para rastrear, urrar e ser resistente ao clima e ao terreno local.
As raças usadas para o desenvolvimento do rastreador foram: Foxhound Americano, Black And Tan Coonhound, Petit Bleu de Gascogne, Black And Tan Hound Inglês, Bluetick Hound Americano e o Veadeiro (Urrador Brasileiro). Alguns cães foram importados só para esse fim.
Apos 13 anos de aprimoramento Rastreador foi reconhecido internacionalmente pela FCI, como a primeira raça nacional a conseguir este reconhecimento (1967). Isso foi possível pois naquele momento haviam três juizes estrangeiros da FCI no Brasil e toda documentação exigida pela FCI foi entregue.
 
 

 

 

FCI DECLARA EXTINÇÃO
 
 

 

 

Em 1973 o Rastreador Brasileiro foi declarado extinto, pois, os 39 exemplares de Oswaldo Aranha Filho, único criador até então, foram dizimados devido a uma epidemia de Piroplasmose causada por carrapatos e intoxicados por excesso de inseticida, aplicado por um funcionário.
 

 

O fato aconteceu apos uma reunião entre o Sr. Oswaldo Aranha Filho e a presidência do Brasil Kennel Clube (principal entidade da cinofila nacional da época).
 
 

 

 

A RECUPERAÇÃO
 
 

 

 

Durante o aprimoramento do Rastreador Brasileiro, Oswaldo Aranha Filho doou mais de 30 filhotes machos a caçadores e fazendeiros em troca da avaliação de desempenho. Não há dúvida que cães descendentes destes exemplares geraram filhotes que estão espalhados pelo Brasil.
 

 

Apos matérias publicadas na Revista Cães-e-Cia, foram relatadas a existência de Rastreadores em vários estados (Bahia, Alagoas, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina).
 

 

Muitas pessoas chamam o Rastreados Brasileiro de "Americano", por lembrar  Foxhound, de "Urrador" por causa da seqüência de sons produzidos e até mesmo  de "Urrador Americano".
 
 

 

 

Fontes de pesquisa: Revista Cães & Cia (Nºs 235, 267 e 293) 


Galeria de Fotos
 












Site Desenvolvido por